quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tempo de Brincar!

Bom dia!

Férias é tempo de brincar. Então vamos a mais algumas brincadeiras.

151) TINDOLELÊ: Em círculos, cantando a música e fazendo gestos: “Ô abre a roda, ô Tindolelê. Ô abre a roda, ô tindolalá. Ô abre a roda, ô tindolelê, tindolelê, tindolalá.” Levanta o braço; balança o braço; girar a roda; Mexe a cintura; para o outro lado; mexe a perna; a outra perna; girar os braços; mexer a cabeça; fazer massagem; É só ir pensando nos movimentos possíveis com as várias partes do corpo.

152) Dividir o grupo em pequenos círculos. Em cada círculo um é escolhido para começar. Ele deve dizer o nome de alguma coisa de um tema escolhido (fruta, pessoa, legume, cor etc.) O 2º repetirá o 1º e falará o 2º. Assim por diante. O último deverá repetir todas.

153) Jogo em círculos: dois círculos: um dentro e um fora. Ficar de frente ao outro. Ao sinal começar a andar pelo espaço e até fazer uma atividade qualquer.  Outro sinal e deverão retornar exatamente para o mesmo lugar onde estavam.

154) Canções por grupos: em um recipiente se colocam tantos bilhetinhos quantos sejam os participantes. Em cada papelzinho estará escrito o nome de uma canção bem popular. A um sinal dado, cada um toma seu bilhete e começa a cantar a canção que está escrita. À medida que cada um canta a sua canção, vai identificando quem está cantando a mesma melodia e vai se ajuntando aos outros cantores, formando um grupo. Depois de formado os grupos, cada um canta a sua música. Os outros grupos também podem ajudar. Depois, aproveite os grupos  para outros tipos de brincadeiras.

155) A última dica de hoje é uma música da Bia Bedran, “Desengonçada”. A música vai mandando movimentar várias articulações do corpo, do lado direito e esquerdo. A voz, a melodia é muito agradável. Os idosos adoram.

Tenham um ótimo dia!!!

2 comentários:

  1. Adorei a ideia do blog, a atividade física é muito importante para todas as idades e esse trabalho com idosos é bem bacana.

    Obrigada pela visita no blog e pelos elogios rs, fui eu que bordei tbm sim rsrs
    ;***
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde,
    Eu sou a Nádia e sou professora de educação física. Comecei agora um estagio num lar para idosos. tem alguns que tem muito pouco mobilidade, então foi sugerido que trabalhasse com eles individualmente para trabalho de mobilização articular, será que você poderá ajudar-me com estes tipos de exercícios?

    Obrigada.
    Nádia

    ResponderExcluir