domingo, 24 de julho de 2011

Equilibrando-se!

Bom dia!

Hoje vou falar um pouco do equilíbrio. Que é muito importante para o idoso, principalmente para evitar quedas. Junto ao equilíbrio devemos trabalhar força de membros inferiores.

Hoje vou passar uns exercícios para o equilíbrio e na próxima aula vou falar mais da força de membros inferiores.

141) Neste exercício vamos balancear o corpo para frente e para trás, sendo que os pés devem estar em diferentes posições: separados lado a lado; separados um a frente do outro; juntos um ao lado do outro. Quando o corpo for para trás os dedos dos pés deverão sair do chão e quando for para frente tire os calcanhares. O mesmo para os lados. Tente manter o corpo rígido.

142) Em trio. Vamos fazer o “João Teimoso”. Dois idosos ficam em pé um de frente para o outro em uma pequena distância (por exemplo: de um braço) e o terceiro idoso fica em os dois. Este idoso deverá permanecer com os braços para baixo ao lado do corpo, com os pés juntos e com o corpo bem rígido. Os dois idosos de fora devem empurrar o idoso de dentro devagar e com carinho em direção ao outro idoso. O idoso do centro deve tentar ficar bem rígido e se balançar retirando as pontas dos dedos e os calcanhares do chão. Depois troca-se o idoso do centro.

143) Neste exercício podemos colocar uma cadeira próxima ao idoso, caso ele sinta mais seguro para apoiar no encosto quando precisar. O idoso deve ficar em pé, com os pés separados. Deverá elevar a perna direita com o joelho estendido. Podemos fazer este exercício em três alturas. À medida que o idoso sentir que está seguro podemos elevar um pouco mais a perna. Depois fazer com a outra perna.

144) Em pé e parado. Podendo ter ou não uma cadeira ou uma parede por perto. O idoso deverá fazer um 4 com a perna direita apoiando o pé direito no joelho esquerdo. Sustentar por um determinado tempo e depois inverter.

145) O idoso deverá andar pelo espaço e a um sinal do professor ele elevará a perna (direita ou esquerda) estendida (frente/atrás) e braços abertos.Sustentar até o professor der outro sinal.

146) Em pé e parado. Uma perna apoiada no chão, a outra perna fica solta no ar, buscando possibilidades de movimentação.

147) Em pé o idoso deverá levar a perna direita estendida para trás, abaixando o tronco e permanecendo com os braços abertos ao lado do corpo. Como se fosse um avião. A perna esquerda poderá estar com o joelho estendido ou fletido. Depois inverter as pernas.

Espero que gostem. Qualquer dúvida podem comentar.

Abraços e bom domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário