quarta-feira, 2 de junho de 2010

A Família Silva

Boa noite!

Hoje vou passar uma brincadeira que recebi há muito tempo de uma amiga que trabalhava com grupo de Crisma. Mas pode ser muito bem adaptado para idosos.

O texto chama: “A Família Silva”. É um texto com dezesseis personagens. Devemos fazer uma roda e dar nomes de cada personagem aos idosos. Caso tenha mais idosos pode-se colocar o nome do personagem em mais de um idoso. Todos com nome e em roda, começamos a ler o texto. Toda vez que o idoso ouvir o nome do personagem dele, deve sair do lugar e dar uma volta na roda pelo lado de fora e parar no lugar dele inicialmente. Deve se colocar uma direção a ser seguida, pois caso contrário cada pessoa pode ir para uma direção. Se, assim que ele chegar, escutar novamente o nome do personagem deve dar outra volta. Por isso é bom colocarmos em alguns personagens, idosos que são mais ativos e conseguem caminhar mais e em outros aqueles mais parados.

Personagens:

Papai Silva    Mamãe Silva        Vovô Silva      Vovó Silva            
João Silva     Sandra Silva         Maria Silva      Brigite Silva       
Bebê Silva    Gêmeos Silva (2)  Velho Alazão  Velha Pampa
Carroça        Livro de Bolso      Casa

Vamos à história...

A FAMÍLIA SILVA

... Havia uma família chamada Silva. Havia o Papai Silva, a Mamãe Silva, Sr. João, Brigite, Maria, os Gêmeos, Sandra e o Bebê.

Um dia Papai Silva disse a Mamãe Silva: que tal atrelar nosso Velho Alazão e a Velha Pampa na Carroça e passarmos um dia com a Vovó e o Vovô Silva?

Mamãe disse: - está bem! Vou arrumar João, Maria, Brigite, Sandra, os Gêmeos e o Bebê, enquanto isso Papai Silva atrelou o Velho Alazão e a Velha Pampa na Carroça para todos poderem ir à Casa do Vovô e da Vovó Silva.

Papai Silva levou a Carroça com o Velho Alazão e a Velha Pampa na frente da Casa, onde João, Sandra, Brigite, Maria e os Gêmeos correram e entraram nela.

Depois Mamãe Silva veio com o Bebê e subiram na Carroça.

Papai Silva começou a guiar a Carroça com o Velho Alazão e a Velha Pampa; e lá foram eles para a Casa do Vovó e da Vovô Silva.

Mas, na pressa, Mamãe Silva esqueceu seu Livro de bolso.

Então, Papai Silva parou a Carroça com o Velho Alazão e a Velha Pampa. Mamãe Silva correu para Casa a fim de procurar o seu Livro de bolso.

Logo que achou o seu Livro de bolso, Mamãe Silva correu de volta para a Carroça.

Papai Silva deu uma arrancada violenta com o Velho Alazão e a Velha Pampa, que os Gêmeos caíram fora da Carroça.

Maria e Brigite gritaram, Mamãe Silva berrou e o Bebê chorou...

Então Papai Silva parou a Carroça com o Velho Alazão e a Velha Pampa, depois mandou Sandra e João voltarem até onde os Gêmeos estavam caídos.

Sandra e João fizeram os Gêmeos correram e entraram na Carroça puxada pelo Velho Alazão e a Velha Pampa rumo à Casa do Vovô e da Vovó Silva.

Quando eles chegaram lá, todos os filhos: João, Sandra, Maria, Brigite e os Gêmeos pularam da Carroça, menos o Bebê.

Mamãe Silva com o Bebê Silva em um braço e o Livro de bolso no outro, desceu da Carroça que era puxada pelo Velho Alazão e a Velha Pampa.

Lá estavam a Vovó Silva e o Vovô Silva correndo para encontrarem-se com Maria, Brigite, João, Sandra e os Gêmeos.

E a Mamãe Silva que estava com o Bebê Silva e o Livro de Bolso.

Vovô Silva ajudou o Papai Silva a desatrelar o Velho Alazão e a Velha Pampa da Carroça.

Mamãe Silva foi com a Vovó Silva para a Casa, carregando o Bebê e o Livro de bolso. Sandra, Maria, Brigite correram para a Casa, seguidas pelos Gêmeos.

E esta é a história da Família Silva.

Espero que aproveitem bem... Abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário