terça-feira, 1 de junho de 2010

Exercícios com Mini-bastão

Boa tarde a todos!!


Depois de um longo e tenebroso inverno, cá estou eu de volta. Pequenos problemas a parte, voltei para continuar a idéia de aumentar o número de pessoas interessadas em trabalhar com o público idoso. Vou postar alguns exercícios e tentar continuar postando todos os dias, que seria a proposta inicial.

O material utilizado hoje será o mini-bastão ou baqueta, que seria um pedaço de madeira (cabo de vassoura) de, aproximadamente, 30 cm. Nas pontas podem ser colocadas ponteiras de borracha evitar pequenos machucados ou arranhões.

Este material é muito útil em locais onde não há muito espaço para a utilização do bastão (1 metro). Normalmente em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI´s). Pode ser utilizado também para exercícios de coordenação, ritmo e até dança (Capoeira - Maculelê).

86. Entregar dois mini-bastões para cada aluno e deixar por um momento livre para eles manusearem e buscarem movimentos possíveis com este material.

87. Segurar uma ponta do mini-bastão com a mão direita, cotovelo estendido ao lado do corpo. Passar o mini-bastão por cima da cabeça, fletindo o cotovelo e tocar a outra ponta do mini-bastão no ombro esquerdo. Retornar com o braço direito. Depois com a mão esquerda no ombro direito. Este exercício pode ser feito só com um bastão e fazer várias repetições, primeiro de um lado e depois o outro, ou pode ser feito com dois mini-bastões e fazer alternadamente, o lado direito e o esquerdo.

88. Segurar uma ponta do mini-bastão com a mão direita, cotovelo estendido na altura do ombro. Realizar círculos à frente do corpo (primeiro círculos pequenos e depois grandes). Realizar também com a mão esquerda. O exercício também pode ser realizado ao lado do corpo e/ou acima da cabeça. Com os dois ao mesmo tempo ou alternadamente nos lados direito e esquerdo.

89. Segurar os mini-bastões pela metade e mãos em pronação. Cotovelos estendidos à frente do corpo. Elevar os braços até a altura dos ombros e retornar.

Por hoje vou ficando por aqui... Tentarei voltar amanhã com todas as forças... E mais exercícios.... E lembrem-se quando encontrarem um site com idéias interessantes de atividade física para idosos coloquem aqui para divulgarmos... Abraços...

Um comentário: