domingo, 14 de fevereiro de 2010

Variações do Andar

Andar
Em uma aula pode-se aproveitar as variações do ato de andar. Pode-se variar a velocidade ou ritmo (rápido/lento), o sentido (para frente e para trás, para o lado), a direção (diagonal, reto, círculo ou ziguezague), ou o número de pessoas: sozinho, dupla ou grupo.

Pode-se colocar também o trabalho com as mãos e/ou braços. Tudo depende das capacidades do grupo onde as atividades serão realizadas. O objetivo da aula é que demandará os exercícios a serem utilizados.

É sempre bom lembrar que toda pessoa tem os seus problemas de saúde. Devemos perguntar se ela conhece a existência de alguma limitação para determinado exercício. Caso aja alguma contra-indicação o exercício deve ser evitado ou realizado em uma amplitude menor.

Também tem a questão do ritmo. Se dermos um exercício de caminhada mais rápida e ele não conseguir acompanhar o grupo devemos motivá-los e não cobrá-los como se fosse uma obrigação. O idoso tem que ter prazer em realizar a atividade para sempre estar presente no grupo.

Os exercícios iniciarão com as variações do ato de andar. Vamos a eles

Sozinho

1. Andar normalmente dando ênfase no toque inicial do chão com o calcanhar e depois a ponta do pé; sentir que todo o pé toca o solo.
2. Inverter a pisada: tocar a ponta do pé e depois o calcanhar.
3. Andar tocando somente a ponta dos pés no chão (flexão plantar).
4. Andar tocando somente o calcanhar no chão.
5. Andar elevando joelho fletido à frente, alternando direito e esquerdo.

Por hoje é só pessoal... Amanhã estarei aqui novamente... Se Deus quiser, é claro....

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