domingo, 26 de junho de 2011

Dança

Buenas!!!

Hoje vou falar de dança. Como os idosos gostam de dançar.... Pode ser em duplas ou sozinhos, a maioria deles adora. Movimentam-se como conseguem, mas não ficam parados. Pode ser Forró, Jovem Guarda, Sertaneja, Samba, Sênior, Folclórica, entre outras. O importante é que a música seja animada e para cima.

Dentre essas opções nós temos a Dança Sênior. A Dança Sênior criada inicialmente para os idosos na Alemanha foi espalhada pelo mundo e também veio para o Brasil onde se adaptou muito bem.

É uma dança que “entende” bem as dificuldades e necessidades dos idosos. Trabalha a socialização, atenção, coordenação, ritmo, lateralidade, entre outras habilidades. Ela acontece através de uma música, normalmente instrumental, onde já existe uma coreografia pré-definida. Ela também acontece com os idosos sentados ou em pé.  É fácil de aprender, pois ela é bastante repetitiva, o que ajuda muito ao idoso.

Lógico que tem as mais fáceis, médias e as mais complicadas que requerem mais treinamento ou um grupo de idosos mais atento e disciplinado.

Existem no Brasil, em todos os estados, cursos durante todo o ano. Através do site da Dança Sênior (http://www.portalbethesda.org.br/site_portugues/danca/index_ds.htm) você pode ficar sabendo onde os cursos acontecem e participar.

Realmente vale a pena. Já fiz três cursos: básico, Sentado I e II.  Estou sempre utilizando nas minhas aulas. Fazem um sucesso enorme. E também lhe dá base para criar outras coreografias com músicas nacionais.

Vou passar aqui alguns endereços no youtube para aqueles que ainda não tiveram o prazer de conhecer a Dança Sênior. Lá vocês verão que tem muitos outros vídeos, inclusive de outras danças. Vale muito a pena.
  



 Um grande abraço a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário