quarta-feira, 16 de junho de 2010

Exercícios com bastões

Boa noite a todos!!

Mais alguns exercícios com bastão.

106) Segurar o bastão com as duas mãos (em supinação ou pronação), cotovelos estendidos, atrás do corpo (quadril) e elevar os braços.


107) Segurar o bastão na horizontal com as duas mãos em pronação à frente do corpo e na altura da cintura. A partir desta posição realizar movimentos circulares à frente do corpo, como se estivesse pedalando com os braços juntos.

108) Segurar o bastão na vertical, apoiado no chão. Girar o quadril, depois movimentá-los para os lados.

109) Segurar o bastão na vertical, apoiado no chão. Alongar o quadríceps, puxando o pé para trás.

110)Segurar o bastão na vertical, apoiado no chão. Balançar a perna direita para frente e para trás (sem deixar o joelho fletir. O do exercício é para a região quadril). Realizar também com a perna esquerda.

Aproveitem...

terça-feira, 8 de junho de 2010

Mais bastões

Boa tarde,

mais alguns exercícios com bastão. Estou tentando mesmo postar todos os dias, mas é difícil. Sempre aparece alguma ou muitas coisas. Mas continuarei tentando...

101) Segurar o bastão com as duas mãos à frente do corpo, na largura dos ombros. Cotovelos estendidos e mãos em pronação. Elevar os braços realizando flexão de ombro à 90 graus. Retornar.

102) Segurar o bastão na vertical, apoiado no chão. Elevar a perna direita com joelho estendidos. Movimentar o pé (para cima e baixo; para os lados; girá-lo). Realizar os mesmos movimentos com a perna esquerda. (OBS.: o bastão deve ser apenas um leve apoio, pois se colocar o peso todo em cima dele e o mesmo escorregar, o idoso pode até cair).

103) Segurar o bastão na vertical, apoiado no chão. Fletir o joelho e quadril a frente. Realizar uma perna de cada vez ou alternar as pernas.

104) Segurar o bastão na vertical, apoiado no chão. Fletir o joelho para trás. Realizar uma perna de cada vez ou alternar as pernas.

105) Segurar o bastão com as duas mãos em pronação acima da cabeça, com cotovelos estendidos. Fletir o tronco a frente e nas laterais. Quando fletir à frente, flexionar joelhos para não forçar a coluna lombar.

Boa aula... E aproveitem...

domingo, 6 de junho de 2010

Centésimo exercício

Bom dia!!!!


Hoje é um dia especial para mim. Chegamos ao centésimo exercício. E posso garantir que é apenas o começo. Temos muitos outros para dividir com vocês e espero que vocês continuem me visitando...

Hoje vou passar uns exercícios com corda. Vocês podem usar aquelas cordas individuais de 1,5 ou 2 metros, que cada aluno pode fazer sozinho ou aquelas cordas maiores de 5 ou 6 metros e aula pode ser coletiva.

Vamos a aula...

96) Uma corda no chão. Andar sobre ela de frente e de lado.

97) Uma corda no chão. Andar fazendo zigue-zague com os pés, sem pisá-la.

98) Duas cordas no chão. Uma ao lado da outra. A distância pode ser de 20 a 30 centímetros entre elas. Andar sobre elas de frente. Um pé em cima de cada corda.

99) Duas cordas no chão, andar entre elas, sem tocá-las. Andar de frente e de lado

100) Duas cordas no chão. Andar de frente entre elas e depois andar de costas.

Boa aula e até a próxima....

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Novo material

Boa noite!!!!!

Mais um material para ser utilizado durante as nossas aulas de ginástica. Hoje vamos utilizar o bastão. O bastão pode ser comprado em lojas com departamento para materiais de ginástica ou pode ser alternativo, feito com cabo de vassoura. Retira-se pregos ou possíveis farpas. Deve-se lixar e pode-se colocar ponteiras de borracha para que o bastão não escorregue quando apoiá-lo no chão.

Lembrando mais uma vez que o exercício deve ser feito pelo idoso na medida que ele sentir confortável. Sem forçar demais sua musculatura ou mobilidade articular. Deve ser feito de maneira gradual e bem leve.

Vamos a aula...

90) Cotovelos estendidos, segurando o bastão a frente do corpo com as duas mãos juntas, e bastão na vertical. Elevar o bastão com as mãos acima da cabeça. O exercício pode ser feito com os dois pés apoiados no chão ou apenas com as pontas dos pés no chão.

91) Segurar o bastão com as duas mãos em pronação à frente do corpo e na altura da cintura. Realizar movimentos nos ombros. Giros para frente e para trás ou elevação de ombros.

92) Segurar o bastão à frente com as mãos em supinação e cotovelos estendidos. Realizar a flexão e extensão dos cotovelos.

93) Segurar o bastão à frente com as mãos em supinação, cotovelos estendidos e ombros fletidos em um ângulo de 90graus. Realizar a flexão e extensão dos cotovelos. Não deixar que os cotovelos desçam. Eles devem ficar elevados o tempo todo.

94) Segurar o bastão com as 2 mãos, atrás do pescoço. Cotovelos fletidos. Realizar a extensão e flexão de cotovelos. (movimentação de tríceps). Neste exercício se o idoso tiver dificuldade de levar o bastão atrás , ele pode levá-lo por cima da cabeça. Não permitir que os cotovelos desçam.

95) Segurar o bastão com as duas mãos à frente do corpo, na largura dos ombros, cotovelos estendidos. Elevar os braços estendidos até a altura dos ombros e retornar (flexão de ombros).

Mais uma vez tenham uma ótima noite e um bom restinho de feriado.
 
Abraços...

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A Família Silva

Boa noite!

Hoje vou passar uma brincadeira que recebi há muito tempo de uma amiga que trabalhava com grupo de Crisma. Mas pode ser muito bem adaptado para idosos.

O texto chama: “A Família Silva”. É um texto com dezesseis personagens. Devemos fazer uma roda e dar nomes de cada personagem aos idosos. Caso tenha mais idosos pode-se colocar o nome do personagem em mais de um idoso. Todos com nome e em roda, começamos a ler o texto. Toda vez que o idoso ouvir o nome do personagem dele, deve sair do lugar e dar uma volta na roda pelo lado de fora e parar no lugar dele inicialmente. Deve se colocar uma direção a ser seguida, pois caso contrário cada pessoa pode ir para uma direção. Se, assim que ele chegar, escutar novamente o nome do personagem deve dar outra volta. Por isso é bom colocarmos em alguns personagens, idosos que são mais ativos e conseguem caminhar mais e em outros aqueles mais parados.

Personagens:

Papai Silva    Mamãe Silva        Vovô Silva      Vovó Silva            
João Silva     Sandra Silva         Maria Silva      Brigite Silva       
Bebê Silva    Gêmeos Silva (2)  Velho Alazão  Velha Pampa
Carroça        Livro de Bolso      Casa

Vamos à história...

A FAMÍLIA SILVA

... Havia uma família chamada Silva. Havia o Papai Silva, a Mamãe Silva, Sr. João, Brigite, Maria, os Gêmeos, Sandra e o Bebê.

Um dia Papai Silva disse a Mamãe Silva: que tal atrelar nosso Velho Alazão e a Velha Pampa na Carroça e passarmos um dia com a Vovó e o Vovô Silva?

Mamãe disse: - está bem! Vou arrumar João, Maria, Brigite, Sandra, os Gêmeos e o Bebê, enquanto isso Papai Silva atrelou o Velho Alazão e a Velha Pampa na Carroça para todos poderem ir à Casa do Vovô e da Vovó Silva.

Papai Silva levou a Carroça com o Velho Alazão e a Velha Pampa na frente da Casa, onde João, Sandra, Brigite, Maria e os Gêmeos correram e entraram nela.

Depois Mamãe Silva veio com o Bebê e subiram na Carroça.

Papai Silva começou a guiar a Carroça com o Velho Alazão e a Velha Pampa; e lá foram eles para a Casa do Vovó e da Vovô Silva.

Mas, na pressa, Mamãe Silva esqueceu seu Livro de bolso.

Então, Papai Silva parou a Carroça com o Velho Alazão e a Velha Pampa. Mamãe Silva correu para Casa a fim de procurar o seu Livro de bolso.

Logo que achou o seu Livro de bolso, Mamãe Silva correu de volta para a Carroça.

Papai Silva deu uma arrancada violenta com o Velho Alazão e a Velha Pampa, que os Gêmeos caíram fora da Carroça.

Maria e Brigite gritaram, Mamãe Silva berrou e o Bebê chorou...

Então Papai Silva parou a Carroça com o Velho Alazão e a Velha Pampa, depois mandou Sandra e João voltarem até onde os Gêmeos estavam caídos.

Sandra e João fizeram os Gêmeos correram e entraram na Carroça puxada pelo Velho Alazão e a Velha Pampa rumo à Casa do Vovô e da Vovó Silva.

Quando eles chegaram lá, todos os filhos: João, Sandra, Maria, Brigite e os Gêmeos pularam da Carroça, menos o Bebê.

Mamãe Silva com o Bebê Silva em um braço e o Livro de bolso no outro, desceu da Carroça que era puxada pelo Velho Alazão e a Velha Pampa.

Lá estavam a Vovó Silva e o Vovô Silva correndo para encontrarem-se com Maria, Brigite, João, Sandra e os Gêmeos.

E a Mamãe Silva que estava com o Bebê Silva e o Livro de Bolso.

Vovô Silva ajudou o Papai Silva a desatrelar o Velho Alazão e a Velha Pampa da Carroça.

Mamãe Silva foi com a Vovó Silva para a Casa, carregando o Bebê e o Livro de bolso. Sandra, Maria, Brigite correram para a Casa, seguidas pelos Gêmeos.

E esta é a história da Família Silva.

Espero que aproveitem bem... Abraços...

terça-feira, 1 de junho de 2010

Exercícios com Mini-bastão

Boa tarde a todos!!


Depois de um longo e tenebroso inverno, cá estou eu de volta. Pequenos problemas a parte, voltei para continuar a idéia de aumentar o número de pessoas interessadas em trabalhar com o público idoso. Vou postar alguns exercícios e tentar continuar postando todos os dias, que seria a proposta inicial.

O material utilizado hoje será o mini-bastão ou baqueta, que seria um pedaço de madeira (cabo de vassoura) de, aproximadamente, 30 cm. Nas pontas podem ser colocadas ponteiras de borracha evitar pequenos machucados ou arranhões.

Este material é muito útil em locais onde não há muito espaço para a utilização do bastão (1 metro). Normalmente em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI´s). Pode ser utilizado também para exercícios de coordenação, ritmo e até dança (Capoeira - Maculelê).

86. Entregar dois mini-bastões para cada aluno e deixar por um momento livre para eles manusearem e buscarem movimentos possíveis com este material.

87. Segurar uma ponta do mini-bastão com a mão direita, cotovelo estendido ao lado do corpo. Passar o mini-bastão por cima da cabeça, fletindo o cotovelo e tocar a outra ponta do mini-bastão no ombro esquerdo. Retornar com o braço direito. Depois com a mão esquerda no ombro direito. Este exercício pode ser feito só com um bastão e fazer várias repetições, primeiro de um lado e depois o outro, ou pode ser feito com dois mini-bastões e fazer alternadamente, o lado direito e o esquerdo.

88. Segurar uma ponta do mini-bastão com a mão direita, cotovelo estendido na altura do ombro. Realizar círculos à frente do corpo (primeiro círculos pequenos e depois grandes). Realizar também com a mão esquerda. O exercício também pode ser realizado ao lado do corpo e/ou acima da cabeça. Com os dois ao mesmo tempo ou alternadamente nos lados direito e esquerdo.

89. Segurar os mini-bastões pela metade e mãos em pronação. Cotovelos estendidos à frente do corpo. Elevar os braços até a altura dos ombros e retornar.

Por hoje vou ficando por aqui... Tentarei voltar amanhã com todas as forças... E mais exercícios.... E lembrem-se quando encontrarem um site com idéias interessantes de atividade física para idosos coloquem aqui para divulgarmos... Abraços...